domingo, 26 de setembro de 2010

Cuidando da Saúde

Você é uma daquelas garotas que escova os dentes três vezes ao dia e acha que já tá tudo certo? Se não for, amiga, você é uma exceção, porque a maioria das meninas só faz isso (ou até menos!) pra manter a saúde da boca. E, deixa eu te contar uma coisa: não é o bastante.

A saúde bucal está diretamente relacionada ao seu hálito, e você sabe que não é nada agradável tentar conversar com alguém que tá com bafinho (e menos ainda beijar). Agora imagina se essa pessoa com bafinho fosse você. Péssimo, certo? Então calma que eu vou te dizer o que fazer para cuidar da saúde da sua boca e de quebra manter o seu hálito fresquinho.



Escovar os dentes três vezes ao dia é essencial, mas você tem que fazer direito. A escovação correta dura, no mínimo, dois minutos. Os movimentos devem ser suaves e curtos, com atenção especial na área de contato dos dentes com a gengiva, onde restos de comida costumam ficar. Ah, e nada de escovar os dentes só pela frente: a parte de trás também deve ser escovada. Nos dentes da frente, faça isso posicionando a escova verticalmente.

A língua também se escova. Nela, muitas bactérias se alojam, além de ficar com aquele aspecto esbranquiçado quando não se limpa direito. Faça isso com movimentos suaves após escovar os dentes.

A escova deve ser trocada a cada três meses, ou assim que começar o seu desgaste. Quando está velha, não funciona direito, então não tem essa de esquecer de trocar e usar a mesma escova por um ano inteiro.

Também é importante que se use o fio dental. A escova pode não alcançar lugares mais difíceis, e para evitar uma cárie entre dois dentes, o fio dental é seu melhor aliado. Pegue mais ou menos 40 cm e enrole nos dedos das duas mãos, para deixar só um pedaço de fio bem firme entre as mãos. Passe esse pedacinho subindo pela curva dos dentes até acima da linha da gengiva, mas sem forçar muito para não machucar.

E, para complementar a limpeza, um enxaguante bucal sem álcool é bom. Siga as instruções no rótulo.

Tudo isso não leva muito mais de 5 minutos. Vale a pena, não acham?

Agora, se você fizer isso e continuar com mau hálito, o problema não deve ser na boca, e aí você vai precisar ver um médico para saber do que se trata.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário